Costa Rica – Hacienda Sonora
KŌYŌ
Chocolate de leite, maçã verde, fruta de caroço, caramelo
- Origem
- Costa Rica
- Variedade
- Marsellesa +3
- Região
- Central Valley
- Processo
- Natural
- Altitude
- 1200-1300m

Chocolate de leite, maçã verde, fruta de caroço, caramelo
Hacienda Sonora é um café natural vibrante, processado na origem, proveniente do Vale Central da Costa Rica, cultivado nos solos vulcânicos férteis situados na base do Vulcão Poás. Gerida por Diego Guardia, a quinta de 100 hectares é um exemplo de gestão ambiental e inovação, funcionando inteiramente com energia hidroelétrica renovável gerada no local — que alimenta não só a quinta e o moinho, mas também as casas dos seus trabalhadores.
Situada entre os 1.200 e os 1.300 metros acima do nível do mar, a Hacienda Sonora cultiva uma vasta gama de variedades, incluindo Catuai, Caturra, Marsellesa, Sarchimor e SL28, distribuídas por 45 hectares de cafeeiros cultivados à sombra, intercalados com floresta nativa. Esta prática promove uma rica biodiversidade e agricultura sustentável, apoiada por uma reserva florestal adicional de 35 hectares e uma tradição de 150 anos no cultivo de cana-de-açúcar.
As cerejas são cuidadosamente colhidas à mão, depois secas naturalmente em camas elevadas ou pátios, e processadas no micromoinho de última geração da própria quinta, permitindo a separação precisa dos lotes por variedade e método. O resultado é uma série de microlotes cuidadosamente trabalhados que evidenciam a clareza, equilíbrio e doçura pelos quais o café da Costa Rica é conhecido.
Notas de prova:
Uma chávena reconfortante e complexa com notas de chocolate de leite, caramelo e frutos de caroço, realçadas pela acidez crocante de maçã verde. Com uma pontuação de 86,5, a Hacienda Sonora oferece não só uma qualidade excecional, mas também uma poderosa história de sustentabilidade, capacitação comunitária e inovação inteligente para o clima — tornando-a uma referência no mundo do café de especialidade.