Ethiopia - Yirgacheffe Aricha
Al-Gharb
Notas frutadas, manga, frutos vermelhos, picantes e de biscoito
- Origem
- Ethiopia
- Variedade
- Heirloom
- Região
- Yirgacheffe
- Processo
- Anaerobic Natural
- Altitude
- 2100m

Notas frutadas, manga, frutos vermelhos, picantes e de biscoito
Aricha é um café de origem única excecional da lendária região de Yirgacheffe, na Etiópia, produzido por pequenos agricultores na vila montanhosa de Konga. Cultivado a altitudes que atingem os 2.100 metros acima do nível do mar, este café da variedade heirloom prospera nos solos ricos e no microclima único de Yirgacheffe — fatores que contribuem para a sua notável clareza, intensidade e equilíbrio.
As cerejas são cultivadas organicamente sob a sombra de falsas bananeiras e colhidas seletivamente no pico da maturação. O café passa por uma fermentação anaeróbica de 9 dias em barris de plástico, método que acentua a sua profundidade frutada e aromas exóticos. Em seguida, é cuidadosamente seco durante 13 a 18 dias em camas elevadas, apesar dos desafios provocados por chuvas anormalmente intensas. Depois de seco, o lote é armazenado localmente e transferido para Addis Ababa para exportação após estabilização completa.
A estação de Aricha gere 200 camas de secagem e emprega até 100 trabalhadores durante a época da colheita (de novembro a janeiro), criando oportunidades económicas valiosas para a comunidade. Atualmente no seu terceiro ano de operação e segundo ano em colaboração com a Ephtah, a estação continua a melhorar a qualidade através da inovação e dedicação.
Com uma pontuação de 89,25 na escala SCA, este café apresenta um perfil exuberante e expressivo, com notas de base de chocolate, fruta tropical (manga), frutos vermelhos, especiarias e um toque amanteigado de biscoito — uma demonstração extraordinária do prestigiado legado cafeeiro de Yirgacheffe.